
Veja abaixo uma pequena lista sobre 10 fatos interessantes sobre a raça Jack Russell Terriers que você precisa saber. Os Jack Russell Terriers são bem conhecidos por sua clássica pelagem branca e marrom, bem como por seus níveis de energia incansáveis. Mesmo assim, provavelmente há muito que você ainda precisa aprender sobre esses maravilhosos pequenos cães. Eles podem ser cães pequenos, mas têm personalidades enormes. Eles também são incrivelmente inteligentes, o que facilita o treinamento. Esta raça adora aprender e fazer truques, e é a definição de um adorável cãozinho.
Os Jack Russell Terriers também são extremamente sociáveis e incrivelmente adoráveis. Este é um cão que se aventura feliz em qualquer ocasião, e como você verá, ele é bem adaptado a isso.
Agora vamos aos fatos sobre esses cães que certamente vão te surpreender!
Fato 1 – Eles são trabalhadores dedicados
Criados originalmente para a caça de raposas na primeira metade do século 19, esses cães ainda são reconhecidos como uma raça de trabalho. Essa classificação significa que eles não são elegíveis como competidores em exposições caninas, pois não é necessário manter rigorosos padrões morfológicos para que o cão seja considerado uma raça de pedigree. Essa categorização é mantida principalmente pelo esforço dos Clubes de Jack Russell ao redor do mundo para preservá-los como cães de trabalho e evitar que criadores priorizem a aparência em vez de suas outras características e traços valiosos.
Esse esforço para manter os Jack Russells competentes no trabalho também os protege de doenças hereditárias comuns em outras pequenas raças de pedigree, pois suas características mais saudáveis são reforçadas em vez de apenas as estéticas. No geral, os Jack Russells são cães de caça.
Especificamente, eles são terriers de perseguição. Você pode estar se perguntando, o que é um terrier de perseguição? Basicamente, significa que eles são companheiros de caça que perseguem e cercam a presa para mantê-la em um lugar fixo.
Os Jack Russells também latem constantemente para manter qualquer animal de tentar escapar, além de alertar seus donos de que conseguiram cercar uma presa. A partir daí, os caçadores podem fazer a captura final. Essa habilidade natural para o trabalho lhes dá muitos empregos ao redor do mundo em diferentes profissões.
Fato 2 – Eles são pensadores rápidos
Os Jack Russells são muito inteligentes e têm uma forte inclinação para explorar o mundo ao seu redor.
Embora isso signifique que eles tendem a se destacar em vários exercícios de treinamento, eles também precisam ser estimulados intelectual e fisicamente o dia todo, pelo menos até ficarem mais velhos.
Eles não são cães que vão ficar quietos num canto contemplando suas aventuras.

Exercício para o corpo e a mente! Estimula os sentidos, desperta os instintos do seu cão e promove uma digestão e absorção do alimento mais lenta.
Eles vão perseguir incansavelmente, correr atrás de distrações para si. Quando deixados para si mesmos, especialmente em ambientes internos, são conhecidos por causar estragos quando estão entediados.
Por isso, precisam ser bem treinados desde cedo e mantidos interessados e entretidos o tempo todo.
Um claro testemunho de sua inteligência é quantos Jack Russell terriers são empregados como atores em filmes e na TV. Isso ocorre simplesmente porque aprender truques e rotinas complexas é fácil e divertido para eles.
Fato 3 – Eles são cheios de energia
Sendo cães criados para caça, os Jack Russells são curiosos, ágeis e têm bastante resistência. Eles são, sem dúvida, ideais para o ar livre e todas as aventuras que isso proporciona. Esses cães podem correr, farejar e brincar por horas e esperarão que você participe da diversão.
Apesar de seu tamanho diminuto eles são uma raça robusta e ágil, feita para longas perseguições por terrenos acidentados. Isso significa que é melhor cercar o quintal com uma cerca alta para garantir que eles não saiam correndo ou comecem a perseguir algum animal pela estrada onde poderiam se machucar.
Disponibilizamos uma série de produtos e brinquedos para tornar o dia a dia do seu Jack Russel terrier mais ocupada e segura para você e seu cão.
Não é surpresa que cães criados para caçar raposas também adorem cavar. Seu tamanho pequeno é perfeito para seguir a presa em tocas e persegui-las para fora. Infelizmente, isso também significa que eles podem cavar o seu jardim sem aviso, então a cerca deve ir fundo no solo também.
Em suma, sua energia infinita e seus traços físicos e psicológicos os tornam candidatos perfeitos para competições de resistência, agilidade, como esconder ou atirar objetos e provas de cães de caça.
Fato 4 – Eles são celebridades caninas
Quando se trata do glamour das telinhas, há muitas raças de cães que vêm à mente. No entanto, nenhuma é tão famosa quanto o Jack Russell Terrier. Esta raça é incrivelmente popular no mundo do cinema e da TV.

Em O Máskara, o companheiro canino de Jim Carrey, Milo, era um Russell, assim como o cachorro de Gene Hackman em Maré Vermelha. Além disso, o personagem Wishbone do programa infantil da PBS era um Russell Terrier.
Talvez um dos mais conhecidos tenha sido Eddie da série de TV de longa duração Frasier, que era tão popular que até causou ciúmes em Kelsey Grammer.

De fato, um Jack Russell chamado Uggie foi o primeiro cão a deixar sua marca de pata na exclusiva Calçada da Fama. Em 2011, o mesmo cão ganhou o prêmio Palm Dog no Festival de Cannes, uma espécie de “Oscar” para cães. A carreira decorada de Uggie incluiu papéis em Mr. Fix-It, Roqueiros, O Artista e o premiado Água para Elefantes, onde atuou ao lado de Reese Witherspoon. No final, o cão de destaque de Hollywood ganhou vários prêmios antes de se aposentar para dias cheios de petiscos e muitos carinhos.

Uggie até ganhou um livro contanto suas histórias e conquistas. Infelizmente, ainda não foi traduzido para outros idiomas, mas podes conseguir a versão original em inglês.
Fato 5 – Eles são um favorito da Nova Zelândia
Vez após vez, comerciais de TV criativos com cães sempre fizeram muito sucesso. Mas, na Nova Zelândia, houve um Jack Russell Terrier que se tornou um sucesso instantâneo após ser destaque em seu primeiro comercial em 1991. Esse amado Jack Russell Terrier se chamava Spot, que na verdade era uma sigla para “Serviços e Produtos da Telecom”. Como você já deve ter adivinhado, ele era o mais novo mascote corporativo da Telecom Nova Zelândia. Spot o Jack Russell acabou sendo tão popular que apareceu em 43 comerciais da Telecom que foram ao ar por quase uma década, de 1991 a 1998. Curiosamente, a única razão pela qual a Telecom parou de exibir esses comerciais foi por respeito a Spot quando ele faleceu em 1999. Mesmo assim, a presença de Spot na televisão deu um enorme impulso à imagem positiva da raça.
Hoje, os Jack Russell Terriers ainda são uma das raças de cães mais populares na Nova Zelândia, e tudo graças ao Spot!
Fato 6 – Eles têm grandes personalidades
Muitas pessoas dizem que, quando você tem um Jack Russell, você leva para casa uma personalidade de 70 quilos em um corpo de 7 quilos. Eles adoram se afirmar sobre os outros e não têm medo de nada ou de ninguém. Eles também são verdadeiras divas e adoram ter a atenção de todos só para eles. Como toda diva, costumam se chatear se algo não estiver de acordo com o plano deles.
Tenha paciência e mostre a eles que nem sempre podem ter tudo como querem, e tudo ficará bem.
Apenas lembre-se de que vocês são parceiros e precisam trabalhar juntos. Vale destacar que eles são destemidos, então é importante ficar atento caso se envolvam em confusão com outros cães, muitas vezes bem maiores.
Todas essas características podem ser moldadas por meio de treinamento e socialização desde cedo. Mesmo assim, você nunca apagará o entusiasmo ou a natureza teimosa e enérgica deles.
Fato 7 – Eles têm um ancestral comum
Esta raça foi criada por um homem chamado John Russell, um reverendo de Devon, na Inglaterra. A história conta que seu passatempo favorito era a caça à raposa, então John estava constantemente em busca de terriers com a agilidade, o tamanho e a energia ideais para serem seus companheiros de caça.
No entanto, em 1819, John encontrou um terrier branco britânico chamado Trump, que, na verdade, era o cachorro do entregador de leite! John então cruzou este cão com vários outros para criar o que conhecemos hoje como o Jack Russell moderno. Embora não saibamos exatamente quais outras raças de cães foram cruzadas com Trump, sabemos que eram várias raças de terriers de caça brancos, muitas das quais estão extintas hoje. Então, se você possui ou planeja ter um Jack Russell Terrier, você realmente deve agradecer ao reverendo John Russell!
Fato 8 – Eles têm um salto vertical impressionante
Não há como negar os altos níveis de energia do Jack Russell Terrier. Eles adoram correr e brincar. Mas você sabia que esses cães são os “Michael Jordan” do mundo canino? São conhecidos pelo salto vertical extraordinário. Na verdade, os Jack Russells conseguem se lançar no ar até cinco vezes a altura deles próprios. Isso significa que, se seu cão tiver 30 cm de altura, ele pode pular 1,5 metro no ar! Para referência, o recorde mundial de salto mais alto por um cão é de 75,5 polegadas (aproximadamente 1,92 metro), estabelecido por um galgo.
No entanto, galgos têm cerca de 70 cm de altura, então provavelmente não conseguem pular três vezes a própria altura! A habilidade de saltar cinco vezes a altura torna o Jack Russell Terrier a raça com o salto vertical mais alto relativo ao tamanho entre todos os cães!
Fato 9 – Eles são excelentes detectores de cobras
Você já viu um daqueles vídeos de Jack Russells enfrentando cobras no jardim? Enquanto a maioria dos cães inevitavelmente levaria uma mordida, o Jack Russell é conhecido por ser um caçador de cobras ágil, com a habilidade de evitar mordidas perigosas. Agora, nunca sugeriríamos que você deixasse seu Jack Russell ir atrás de uma cobra, mas é interessante saber que eles estão melhor preparados para evitar mordidas de cobra do que qualquer outro cão.
Mais importante ainda, eles têm o instinto de caçar pequenos animais em movimento, incluindo cobras.
Essa combinação de reflexos rápidos, excelente agilidade e habilidade de salto impressionante torna o Jack Russell o cão ideal para detecção de cobras.
O melhor exemplo é que, quando cobras marrons foram acidentalmente introduzidas em Guam, elas começaram a prejudicar gravemente o ecossistema nativo. Então, o Departamento de Agricultura dos EUA decidiu enviar 17 Jack Russells treinados para capturar mais de 8.000 cobras. Se isso não torna essa raça forte e resiliente aos seus olhos, nada o fará!
Fato 10 – Eles já viajaram de um polo ao outro

Embora pareça quase inacreditável, um Jack Russell chamado Bothie é, até hoje, o único cão do mundo com pegadas tanto no Polo Norte quanto no Polo Sul. Então, como exatamente esse cão viajante alcançou tal feito? Bem, em 1979, os exploradores ingleses Sir Ranulph Fiennes e Ginny Fiennes decidiram fazer uma jornada épica ao redor do mundo, atravessando continentes. Eles também decidiram levar seu Jack Russell Terrier de dois anos com eles durante toda a viagem. A aventura foi um grande sucesso, mas, embora os Jack Russells gostem de clima frio, Bothie ainda precisou de um traje polar especial vermelho e botas para se manter aquecido nos polos. A jornada levou três anos no total e, após uma viagem de 52.000 milhas (cerca de 83.600 km), a notícia sobre seu companheiro canino fantástico rapidamente se espalhou. Coisas incríveis vieram para Bothie depois da épica viagem.
O Kennel Club da Inglaterra o elegeu como “Pet do Ano”, e seu legado foi registrado no Guinness Book of World Records.
Se quiser saber mais sobre a história de Bothie, pode adquirir o livro em inglês que conta a magnífica viagem de Bothie.





